O pH da piscina
Geralmente não se dá grande importância ao pH na água de uma piscina. O que acaba por ser um erro, pois o pH influência bastante o qualidade da água da nossa piscina.
A escala de pH varia entre 0 e 14, e quanto mais neutro melhor, ou seja perto dos 7.

pH baixo
A água fica com caraterísticas ácidas (pH <7), mais corrosão, mais irritações nos olhos e pele dos utilizadores, mas favorece o poder desinfetante do cloro.
pH alto
No caso de a água ter características alcalinas (pH >7) existem mais incrustações na piscina e nos equipamentos, a água fica mais turva e existem mais condições para o desenvolvimento de bactérias e agentes patogénicos o que representa um perigo para a saúde.
O pH ideal na piscina
É recomendado a manutenção do pH na água da piscina entre 7.2 e 7.6.
Os valores podem variar rapidamente, pois todos os factores influenciam, os utilizadores das piscinas, as folhas e os detritos que andam pelo ar, os animais, etc (Fontes de contaminação da piscina).
É necessário monitorizar e ajusta-lo conforme necessário, quando está baixo aumentar com recurso a um incrementador e quando elevado com um diminuidor.
O poder desinfectante do cloro é variável com o pH, conforme é possível visualizar no seguinte gráfico.

Em suma, o pH é de extrema importância, pois influência o efeito desinfetante do cloro e afeta o bem estar dos banhistas. É responsável direto com irritações dos olhos, pele e mucosas.
Contudo não descurar os outros parâmetros físico-químicos da água. Tais com a alcalinidade e a dureza e o quantidade ácido cianúrico.
