Fontes de contaminação da piscina

Novembro 9, 2017 Atlas No comments exist

As fontes de contaminação da água da piscina

Diversos são os fatores que dificultam o controlo correto de uma piscina, isso é o que chamamos de fontes de contaminação da piscina.

Poluição dos banhistas

Os utilizadores das piscinas, são eles a grande fonte de contaminação. Pois a pele e os pelos são um suporte de germes bacteriológicos que durante o banho contaminam a água. Daí a grande importância de antes de entrar na piscina, o utilizador deve passar pelo chuveiro.

A pele escama, perde-se cabelo e o suor contamina o água. E quanto mais utilizadores tiver uma piscina, mais contaminação.

Poluição atmosférica

A água da chuva, os animais (aves, animais domésticos e insetos), as poeiras e o pólen.

A vegetação envolvente, apesar de decorativa, é uma fonte de contaminação. As folhas e detritos das plantas e árvores, que caem na água, aumentando a matéria orgânica da água.

A exposição solar é desejável, pois aquece a água, contudo o aumento de temperatura degrada o cloro existente na água e promove a fotossíntese, logo o crescimento de algas.

contaminação da piscina

Poluição por produtos de tratamento

Os produtos de tratamento também acabam por ser uma fonte de contaminação da piscina, pois quando em excesso ou combinados com outras substancias, acabem por gerar substâncias nocivas e não desejadas.

O excesso de desinfetantes que quando aliados a um nível de pH inadequado, provoca ineficácia, (ver artigo sobre “a importância do pH na agua de uma piscina“).

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *